segunda-feira, 12 de julho de 2010

Campeonato do Mundo 2010 - Final

E viva España - Campeã do Mundo pela primeira vez!!!

As minhas previsões confirmaram-se e a Espanha ganhou bem (dominou largamente o encontro com inúmeras oportunidades de golo, embora a Holanda também tivesse oportunidades flagrantes pelo menos para dois golos), tendo marcado o golo solitário (golo de Iniesta) já a 4 minutos do final do prolongamento.

E agora em 2014, o Mundial será no Brasil.

Outras menções:
  • Melhor Jogador: Diego Forlan (Uruguai),
  • Melhor Goleador: Thomas Muller (Alemanha), com 5 golos e 3 assistências,
  • Melhor Guarda-redes: Iker Casillas (Espanha),
  • Melhor jogador jovem: Thomas Muller (Alemanha), 
  • Prémio FIFA Fair Play: Espanha.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Campeonato do Mundo 2010 - 1/2 final

E o campeonato do Mundo está quase a terminar. Tal como tinha previsto, a final será entre equipas europeias, mas enganei-me quando pensei que a Alemanha iria ganhar à Espanha.
Tal como tinha referido, se a Espanha não deixasse a Alemanha jogar em contra-ataque, podia ter hipóteses de passar à final e foi isso mesmo que aconteceu. A Alemanha entrou no estilo de jogo que lhe permitiu marcar por 4 vezes em cada um dos últimos jogos (Argentina e Inglaterra), ou seja ficar atrás e esperar por oportunidades para contra-ataques mortíferos. A Espanha, por sua vez, dominou praticamente todo o jogo e não permitiu que a Alemanha contra-atacasse, primeiro porque tem uma capacidade de passe extraordinária (raramente perdeu uma bola) e segundo, porque ao assumir o jogo obrigou os laterais e o meio-campo a jogar muito mais recuado na ajuda à defesa sendo mais dificil o desdobramento rápido para o ataque. De qualquer forma, um excelente jogo de ambas as equipas.
Só consegui ver os últimos minutos do jogo entre Holanda e Uruguai, e embora a Holanda tivesse ganho como era de prever, o Uruguai nunca desistiu de procurar o empate que o levasse para um prolongamento, mesmo quando estava a perder por dois golos de diferença.

Previsões para a final e 3º e 4º qualificados
Se os dois jogos que faltam forem como estas meias-finais, prevêem-se mais dois jogos fantásticos.
Comecei esta thread sobre a FIFA World Cup a dizer que a Espanha era a minha maior favorita para a vitória final. Entretanto, a derrota da Espanha frente à Suiça no primeiro jogo e o jogo pouco conseguido frente a Portugal, fez-me perder a fé na minha previsão.Contudo, face ao modo como jogaram nesta meia final, não tenho dúvidas que a Espanha será campeã do Mundo, provavelmente com um resultado folgado.
A minha previsão para a classificação final é a seguinte:
  • 1º - Espanha
  • 2º - Holanda
  • 3º - Alemanha (volta a repetir o lugar de há 4 anos atrás)
  • 4º - Uruguai.
Esta final tem ainda um aliciante adicional - nunca nenhuma das equipas ganhou  o campeonato Mundial.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Campeonato do Mundo 2010 - 1/4 de final

1/4 de final muito surpreendentes - a armada sul-americana sofreu um grande rombo e a final arrisca-se a ser unicamente entre países europeus !!!

Em relação às minhas previsões, acertei apenas em 50% dos resultados, mas é isto que torna o futebol um desporto de multidões. Tal como tinha previsto, o Uruguai e a Espanha passaram, embora com mais sobressaltos do que seria de esperar:
  • não vi o jogo Uruguai - Gana, mas aos 120 minutos, o Gana desperdiçou um penalti !!! e o Uruguai só se apurou através da lotaria das grandes penalidades. O Gana é mesmo a grande surpresa deste Mundial e foi pena o continente Africano não ter pela primeira vez um representante nas meias finais;
  • a Espanha defrontou e venceu o Paraguai, mas com um golo mal anulado ao Paraguai tendo ainda o benfiquista Cardozo falhado a grande penalidade que daria a vantagem ao Paraguai. No contra-ataque da penalidade falhada, a Espanha ganhou uma penalidade que também não conseguiu concretizar. Só vi os últimos vinte minutos (desde o penalti do Cardozo), que foram eléctricos. 
As grandes surpresas:
  • o Brasil perdeu o jogo com a Holanda (vi este jogo no mercado municipal de São Paulo/Brasil, e pela primeira vez vi com os meus olhos que tudo parou durante o jogo excepto os comes e bebes - povo fantástico e acolhedor e que vibra com cada lance da sua selecção), depois de dominar por completo a primeira parte que terminou a vencer por 1 - 0, mas que poderia ter terminado com um resultado bem mais desnivelado. No segundo tempo não sei o que aconteceu ao Brasil (o Filipe Melo fez auto-golo e mais tarde conseguiu que o expulsassem quando o Brasil já estava a perder), mas a Holanda fez por merecer ganhar o jogo, sem o Brasil ter tido capacidade para responder ao resultado negativo. 
  • Dia muito triste no Brasil, mas que se transformaria em grande alegria quando a Argentina perdeu por 4 - 0 com a Alemanha. Esta foi uma surpresa enorme e não sei o que se passou porque não vi o jogo. Contudo, não sei o que é que os observadores da Argentina andaram a fazer e quais as instruções que o treinador deu à equipa. Da maneira que me disseram que a Argentina jogou, parece que não viram o jogo entre a Alemanha e a Holanda e que não tiraram daí as devidas ilações - tal como tinha referido, "Acredito que a Argentina não permita os contra-ataques mortíferos da Alemanha e consiga ganhar o jogo".
Das minhas 5 favorita, apenas duas continuam em prova (acertei a previsão que tinha efectuado no inicio desta thread sobre o Mundial). Depois desta fase, modifico a minha opinião sobre a que será campeã (ordenado da maior para menor probabilidade):  Alemanha e Espanha.

Previsões de apuramento para a final
Quem é que então se qualifica (a minha aposta, embora nesta fase quase todos os jogos merecem uma tripla):

  • Holanda - Uruguai: Armada sul-americana ao fundo. A Holanda estará na final;
  • Alemanha - Espanha: Os meus dois favoritos defrontam-se e acho que o resultado vai pender para a Alemanha. Contudo, se a Espanha não deixar a Alemanha jogar em contra-ataque poderá ter uma palavra a dizer ...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Campeonato do Mundo 2010 - 1/8 de final

1/8 de final apenas com uma surpresa, pelo menos para mim. O Gana ganhou aos EUA e passou aos 1/4 de final. De resto acertei nas minhas previsões (infelizmente para Portugal - a foto ao lado apresenta o resultado do jogo na sapataria Havaianas de São Paulo/Brasil), ou seja 7 resultados certos em 8 :-).
Sendo assim, as minhas 4 favoritas continuam em prova, mas depois desta fase, modifico a minha opinião sobre será a que será campeão (ordenado da maior para menor probabilidade): Argentina, Alemanha, Brasil e Espanha.

Esta fase caracterizou-se por vários erros de arbitragem com influência directa no resultado. Dos que me lembro:
  • Inglaterra - Alemanha: Árbitro anulou (não viu que a bola depois de bater na barra, bateu dentro da baliza bastante após a linha de golo - dava para ver na TV, sem repetição) à Inglaterra, ainda durante a primeira parte, o golo que seria de empate (2 - 2) após a Inglaterra ter estado a perder por 2 - 0.
  • Argentina - México: Árbitro validou primeiro golo do jogo à Argentina,golo esse marcado em fora de jogo bastante visível (dava para ver na TV, sem repetição).
  • Espanha - Portugal: Único golo da partida marcado em fora de jogo, embora difícil de detectar sem meios auxiliares.

Previsões de apuramento para as 1/2 final
Quem é que então se qualifica (a minha aposta, embora nesta fase quase todos os jogos merecem uma tripla):
  • Holanda - Brasil: Embora a Holanda esteja a jogar muito bem, aposto no Brasil, mas vai ser um jogo bem disputado;
  • Uruguai - Gana: O único representante Africano tem equipa para provocar mais uma surpresa, mas parece-me que desta vez o Uruguai já estará avisado do valor desta equipa. Desse modo, a minha aposta para o Uruguai;
  • Argentina - Alemanha: mais um excelente jogo em perspectiva. Acredito que a Argentina não permita os contra-ataques mortíferos da Alemanha e consiga ganhar o jogo;
  • Paraguai - Espanha: Este é o jogo que me parece menos equilibrado nesta fase do Mundial. Aposto claramente na Espanha.
 
    Portugal

    Spain 1-0 Portugal (Highlights)
    Saímos deste Mundial nos 1/8 de final, devido ao único golo que sofremos em todo o Mundial (ainda por cima em fora de jogo, embora de muito difícil detecção, a não ser recorrendo a imagens televisivas ou outros dispositivos electrónicos). Como só vi os 20 minutos finais, não sei se merecíamos ou não perder, mas o que me disseram é que na primeira parte jogámos bastante bem.

    Tal como tinha referido no inicio do Mundial, ficarmos pelos 1/8 de final significa que a nossa participação foi modesta. Pode-se sempre ter como atenuante que fomos eliminados por uma equipa que estava à nossa frente no ranking da FIFA, mas também me parece que não fomos ousados quando devíamos (e penso que isso é o grande defeito a apontar ao Queirós) e, essa altura foi no jogo contra o Brasil. Chegámos ao jogo com o Brasil numa situação bem confortável - mesmo que perdêssemos, os 9 golos de vantagem que tínhamos para a Costa do Marfim garantiam-nos o segundo lugar. Logo, nesse jogo havia que arriscar para tentarmos chegar ao primeiro lugar, de modo a termos um jogo de 1/8 de final menos complicado  (já que o mais provável era a Espanha ficar em primeiro lugar no grupo H).  Embora ache que a táctica do treinador fosse para tentar ganhar (defender bem e contra-atacar rápido), a equipa não se conseguia esticar muito e ficava sempre com muitos jogadores no meio campo, o que nunca causava desequilíbrios na frente de ataque (tal como aconteceu com a Espanha nos últimos vinte minutos, quando já estávamos a perder) ...
    É pena, podíamos ter chegado mais longe com outro atrevimento e talvez também com outros jogadores, mas isso é algo que nunca se poderá comprovar (a não ser que existam Universos paralelos e consigamos viajar entre eles ;-)). O Carlos Queirós parece-me um bom treinador, mas provavelmente demasiado cerebral e com pouca capacidade de conseguir empolgar os jogadores.

    sexta-feira, 25 de junho de 2010

    Campeonato do Mundo 2010 - final da 3ª jornada

    E a fase de grupos acabou. Em relação aos favoritos que tinha identificado, a Itália já se foi, mas os restantes quatro continuam em prova. Depois de as ver jogar, modifico a minha opinião sobre será a que será campeã (ordenado da maior para menor probabilidade): Argentina, Brasil, Espanha e Alemanha (nota: se Portugal ganhar à Espanha no próximo jogo, passa a ser um dos meus principais favoritos).

    Falando de Portugal, jogámos bastante bem nesta 3ª jornada, frente ao Brasil, embora o resultado tenha sido um empate a zero. E a seguir temos a Espanha nos 1/8 de final ... jogo complicado ...

    Factos relevantes da fase de grupos:
    • Equipas só com vitórias: Argentina e Holanda;
    • Equipas só com derrotas: Camarões e Coreia do Norte;
    • Equipas sem derrotas: Uruguai, Argentina, EUA, Inglaterra, Holanda, Paraguai, Nova Zelândia (que não foi apurada), Brasil e Portugal;
    • Equipa com mais golos marcados: Argentina (7) e Portugal (7);
    • Equipa com menos golos sofridos: Uruguai (0) e Portugal (0);
    • Equipa com melhor goal-average: Portugal (7 - 0).
    Desilusões do Mundial
    A França (vice-campeã do Mundo) e a Itália (campeã do Mundo) foram eliminadas. A França com um empate e duas derrotas (1 golo marcado e 4 sofridos), enquanto que a Itália foi despachada com dois empates e uma derrota (4 golos marcados e 5 sofridos).
    A Dinamarca e a Sérvia também foram desilusões parciais por não se conseguirem apurar - estava à espera de mais destas equipas no início do campeonato.

    Surpresas do Mundial
    Os EUA que se qualificou em primeiro lugar no seu grupo, foi uma boa surpresa, embora desde o Mundial realizado nos EUA que a equipa tem vindo sempre a melhorar, pelo que era expectável uma boa participação. O Gana, Coreia do Sul, Japão e Eslováquia conseguiram-se qualificar para a segunda fase, o que não esperava no início do Mundial.

    Previsões de apuramento que tinha feito
    Não acertei na totalidade das minhas previsões, pelo que é melhor não jogar no euromilhões esta semana :-).

    O resultado foi o seguinte (minha aposta / o que ocorreu):

    • Grupo A: Uruguai, México / Uruguai, México (na mouche)
    • Grupo B: Argentina, Coreia do Sul / Argentina, Coreia do Sul (na mouche)
    • Grupo C: Inglaterra, EUA / EUA, Inglaterra (foi ao contrário)
    • Grupo D: Alemanha, Sérvia / Alemanha, Gana (como é que a Sérvia perdeu com a Austrália ?!?)
    • Grupo E: Holanda, Dinamarca / Holanda, Japão (a Dinamarca perdeu com o Japão ... quem diria !!!)
    • Grupo F: Paraguai, Itália / Paraguai, Eslováquia (a Eslováquia ganhou à Itália !!!)
    • Grupo G: Brasil, Portugal / Brasil, Portugal (na mouche)
    • Grupo H: Espanha, Suiça / Espanha, Chile (a Suiça afinal não merecia)

    Previsões de apuramento para os 1/4 de final
    Quem é que então se qualifica (a minha aposta):
    • Uruguai
    • EUA
    • Alemanha (vai ser um grande jogo Alemanha - Inglaterra)
    • Argentina
    • Holanda
    • Brasil
    • Japão
    • Espanha (fico muito contente se me enganar neste, mas parece-me que Portugal não tem muitas hipóteses frente a esta selecção).
    Terça-feira logo vejo no que acertei ;-).

      segunda-feira, 21 de junho de 2010

      Campeonato do Mundo 2010 - final da 2ª jornada


      Futebol sem grande brilho nestas duas primeiras jornadas, à excepção da vitória de Portugal por 7-0 frente à Coreia do Norte.


      Previsões de apuramento para os 1/8 de final
      • Selecções sem qualquer hipótese matemática: Camarões, Coreia do Norte (apenas duas !!!).
      • Selecções com muitas poucas hipóteses (seria preciso quase um milagre):  França (precisa de ganhar e tem uma desvantagem de 4 golos com o México e de 5 para o Uruguai, que jogam entre eles), África do Sul (precisa de ganhar e tem uma desvantagem de 5 golos com o México e de 6 para o Uruguai, que jogam entre eles), Nigéria (tem que ganhar por dois à Coreia do Sul e a Grécia tem que perder com a Argentina - não é impossível, mas a Coreia do Sul tem jogado bastante bem), Honduras (precisa de ganhar à Suiça e recuperar de uma desvantagem de 4 golos para a Espanha).
      Ou seja, apenas 6 selecções sem hipótese, quanto a mim.
      Quem é que então se qualifica (a minha aposta, pela ordem indicada):
      • Grupo A: Uruguai, México
      • Grupo B: Argentina, Coreia do Sul (com dúvidas)
      • Grupo C: Inglaterra, EUA
      • Grupo D: Alemanha, Sérvia
      • Grupo E: Holanda, Dinamarca
      • Grupo F: Paraguai, Itália
      • Grupo G: Brasil, Portugal
      • Grupo H: Espanha, Suiça
      No final da semana, logo vejo o que acertei :-)

        domingo, 20 de junho de 2010

        SLB vence taça nacional de hóquei em patins



        12ª taça conquistada pelo hóquei em patins do Benfica - vitória sem contestação (6-1) perante o Física de Torres Vedras, em Paço de Arcos.

        segunda-feira, 14 de junho de 2010

        SLB - campeão nacional de basquetebol

        A equipa de basquetebol do Benfica sagrou-se na passada quarta-feira campeã nacional pelo segundo ano consecutivo (22.º título da sua história). A final, à maior de sete partidas, foi com o FC Porto, tendo o SLB ganho 4 jogos e o FCP 1.
        Não tenho acompanhado o basquetebol, mas pelas várias notícias parece que o Benfica tem a melhor equipa e treinador - apenas pelo resultado da final, nota-se que o Benfica tem uma equipa muito superior à do FCP pelo que foi um justo campeão.

        sábado, 12 de junho de 2010

        Campeonato do Mundo 2010

        Começou o Campeonato do Mundo de Futebol, o primeiro a ser disputado no continente africano (já era tempo!).

        Quais as hipóteses de Portugal ?
        Infelizmente para Portugal, o Nani lesionou-se antes do começo do campeonato. Para além disso, o Queirós também teve algumas decisões de convocatória que não se percebem muito bem:
        • convocou o Daniel Fernandes para guarda-redes e deixou em Portugal o melhor guarda-redes: Quim,
        • para a defesa convocou o Duda e o Miguel, que demonstraram em vários jogos que não são jogadores para a selecção portuguesa (Duda) e que já passou o seu melhor período de futebol (Miguel),
        • para o meio campo convocou o Tiago (que não tem sido muito feliz nos jogos da selecção) e deixou de fora o João Moutinho (que fez toda a campanha de apuramento para este Mundial e parece estar em boa forma).
        De qualquer modo, acredito que o Queirós tinha informação melhor do que os comentadores de bancada têm, e que convocou os melhores jogadores.
        Dito isto, e sabendo que Portugal ocupa neste momento o 3º lugar do ranking da FIFA (a seguir ao Brasil e à Espanha), uma boa participação passa por chegarmos às meias-finais e seria excelente se estivéssemos presentes na final. A participação será aceitável se chegarmos aos quartos de final e modesta se nos quedarmos pelos oitavos - menos do que isso, não é aceitável e terão que existir consequências ao nível da Federação e da equipa técnica.

        Quem vai ganhar o Mundial ?
        Ainda sem as ter visto jogar neste Mundial, aposto que pelo menos duas das seguintes equipas chegam às meias-finais e uma delas será campeã (ordenado da maior para menor probabilidade):
        • Espanha,
        • Brasil,
        • Itália,
        • Argentina,
        • Alemanha.
        Calendário dos jogos
        O melhor calendário que alguma vez vi está na Marca.

        segunda-feira, 24 de maio de 2010

        Inter de Mourinho vence a Champions


        O Inter de Milão treinado por José Mourinho venceu este sábado a final da Liga dos Campeões e fez a “tripla” (Campeonato de Itália, Taça de Itália e Champions League). O Inter já não vencia a Liga dos Campeões (ou Taça dos Campeões) há 45 anos, e conseguiu esta proeza no Santiago Barnabéu (estádio do Real Madrid) perante o Bayern de Munique que venceu por 2 - 0 (dois golos de Milito). Embora o Bayern tivesse cerca de 70% de posse de bola, a verdade é que o Inter poderia ter marcado mais alguns golos e o Bayern raramente teve hipótese de rematar para golo - uma vitória justa do Inter que foi a melhor equipa a defender, atacar e gerir todos os aspectos do jogo (como é normal nas equipas do Mourinho).




        Para o Mourinho, este é o seu terceiro título europeu (uma taça UEFA e duas Ligas dos Campeões) e, o mais certo, é continuar a adicionar novos títulos europeus - parabéns Mourinho.



        SLB - campeão 2009 / 2010

        Após 5 anos, o Benfica foi novamente campeão - o 32º título de Campeão Nacional da sua história. Os números:
        • 24 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas em 30 jogos = 76 pontos,
        • 78 golos marcados,
        • 20 golos sofridos,
        • melhor marcador: Cardozo - 26 golos.
        Foi um título inteiramente merecido, mas que só foi conquistado na última jornada, mercê da grande réplica do Sporting de Braga (71 pontos). O FC Porto (68 pontos) ficou em terceiro lugar, ficando o Sporting (48 pontos) e Marítimo (41 pontos) em quarto e quinto respectivamente, mas já a uma distância muito considerável dos três primeiros.


        O treinador Jorge Jesus é o principal obreiro desta fantástica temporada do Benfica, mas há que não esquecer a excelente equipa que o Benfica teve este ano: Quim, Julio Cesar, Moreira, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vitor, César Peixoto, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Airton, Ramires, Ruben Amorim, Carlos Martins, Filipe Menezes, Pablo Aimar, Di Maria, Javier Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Weldon e Mantorras. Esperemos que para o ano continuemos com a grande maioria destes artistas.


        O Publico criou também uma foto-galeria "O ano do Benfica" - a ver.