quinta-feira, 1 de julho de 2010

Campeonato do Mundo 2010 - 1/8 de final

1/8 de final apenas com uma surpresa, pelo menos para mim. O Gana ganhou aos EUA e passou aos 1/4 de final. De resto acertei nas minhas previsões (infelizmente para Portugal - a foto ao lado apresenta o resultado do jogo na sapataria Havaianas de São Paulo/Brasil), ou seja 7 resultados certos em 8 :-).
Sendo assim, as minhas 4 favoritas continuam em prova, mas depois desta fase, modifico a minha opinião sobre será a que será campeão (ordenado da maior para menor probabilidade): Argentina, Alemanha, Brasil e Espanha.

Esta fase caracterizou-se por vários erros de arbitragem com influência directa no resultado. Dos que me lembro:
  • Inglaterra - Alemanha: Árbitro anulou (não viu que a bola depois de bater na barra, bateu dentro da baliza bastante após a linha de golo - dava para ver na TV, sem repetição) à Inglaterra, ainda durante a primeira parte, o golo que seria de empate (2 - 2) após a Inglaterra ter estado a perder por 2 - 0.
  • Argentina - México: Árbitro validou primeiro golo do jogo à Argentina,golo esse marcado em fora de jogo bastante visível (dava para ver na TV, sem repetição).
  • Espanha - Portugal: Único golo da partida marcado em fora de jogo, embora difícil de detectar sem meios auxiliares.

Previsões de apuramento para as 1/2 final
Quem é que então se qualifica (a minha aposta, embora nesta fase quase todos os jogos merecem uma tripla):
  • Holanda - Brasil: Embora a Holanda esteja a jogar muito bem, aposto no Brasil, mas vai ser um jogo bem disputado;
  • Uruguai - Gana: O único representante Africano tem equipa para provocar mais uma surpresa, mas parece-me que desta vez o Uruguai já estará avisado do valor desta equipa. Desse modo, a minha aposta para o Uruguai;
  • Argentina - Alemanha: mais um excelente jogo em perspectiva. Acredito que a Argentina não permita os contra-ataques mortíferos da Alemanha e consiga ganhar o jogo;
  • Paraguai - Espanha: Este é o jogo que me parece menos equilibrado nesta fase do Mundial. Aposto claramente na Espanha.
 
    Portugal

    Spain 1-0 Portugal (Highlights)
    Saímos deste Mundial nos 1/8 de final, devido ao único golo que sofremos em todo o Mundial (ainda por cima em fora de jogo, embora de muito difícil detecção, a não ser recorrendo a imagens televisivas ou outros dispositivos electrónicos). Como só vi os 20 minutos finais, não sei se merecíamos ou não perder, mas o que me disseram é que na primeira parte jogámos bastante bem.

    Tal como tinha referido no inicio do Mundial, ficarmos pelos 1/8 de final significa que a nossa participação foi modesta. Pode-se sempre ter como atenuante que fomos eliminados por uma equipa que estava à nossa frente no ranking da FIFA, mas também me parece que não fomos ousados quando devíamos (e penso que isso é o grande defeito a apontar ao Queirós) e, essa altura foi no jogo contra o Brasil. Chegámos ao jogo com o Brasil numa situação bem confortável - mesmo que perdêssemos, os 9 golos de vantagem que tínhamos para a Costa do Marfim garantiam-nos o segundo lugar. Logo, nesse jogo havia que arriscar para tentarmos chegar ao primeiro lugar, de modo a termos um jogo de 1/8 de final menos complicado  (já que o mais provável era a Espanha ficar em primeiro lugar no grupo H).  Embora ache que a táctica do treinador fosse para tentar ganhar (defender bem e contra-atacar rápido), a equipa não se conseguia esticar muito e ficava sempre com muitos jogadores no meio campo, o que nunca causava desequilíbrios na frente de ataque (tal como aconteceu com a Espanha nos últimos vinte minutos, quando já estávamos a perder) ...
    É pena, podíamos ter chegado mais longe com outro atrevimento e talvez também com outros jogadores, mas isso é algo que nunca se poderá comprovar (a não ser que existam Universos paralelos e consigamos viajar entre eles ;-)). O Carlos Queirós parece-me um bom treinador, mas provavelmente demasiado cerebral e com pouca capacidade de conseguir empolgar os jogadores.

    Sem comentários: