segunda-feira, 5 de julho de 2010

Campeonato do Mundo 2010 - 1/4 de final

1/4 de final muito surpreendentes - a armada sul-americana sofreu um grande rombo e a final arrisca-se a ser unicamente entre países europeus !!!

Em relação às minhas previsões, acertei apenas em 50% dos resultados, mas é isto que torna o futebol um desporto de multidões. Tal como tinha previsto, o Uruguai e a Espanha passaram, embora com mais sobressaltos do que seria de esperar:
  • não vi o jogo Uruguai - Gana, mas aos 120 minutos, o Gana desperdiçou um penalti !!! e o Uruguai só se apurou através da lotaria das grandes penalidades. O Gana é mesmo a grande surpresa deste Mundial e foi pena o continente Africano não ter pela primeira vez um representante nas meias finais;
  • a Espanha defrontou e venceu o Paraguai, mas com um golo mal anulado ao Paraguai tendo ainda o benfiquista Cardozo falhado a grande penalidade que daria a vantagem ao Paraguai. No contra-ataque da penalidade falhada, a Espanha ganhou uma penalidade que também não conseguiu concretizar. Só vi os últimos vinte minutos (desde o penalti do Cardozo), que foram eléctricos. 
As grandes surpresas:
  • o Brasil perdeu o jogo com a Holanda (vi este jogo no mercado municipal de São Paulo/Brasil, e pela primeira vez vi com os meus olhos que tudo parou durante o jogo excepto os comes e bebes - povo fantástico e acolhedor e que vibra com cada lance da sua selecção), depois de dominar por completo a primeira parte que terminou a vencer por 1 - 0, mas que poderia ter terminado com um resultado bem mais desnivelado. No segundo tempo não sei o que aconteceu ao Brasil (o Filipe Melo fez auto-golo e mais tarde conseguiu que o expulsassem quando o Brasil já estava a perder), mas a Holanda fez por merecer ganhar o jogo, sem o Brasil ter tido capacidade para responder ao resultado negativo. 
  • Dia muito triste no Brasil, mas que se transformaria em grande alegria quando a Argentina perdeu por 4 - 0 com a Alemanha. Esta foi uma surpresa enorme e não sei o que se passou porque não vi o jogo. Contudo, não sei o que é que os observadores da Argentina andaram a fazer e quais as instruções que o treinador deu à equipa. Da maneira que me disseram que a Argentina jogou, parece que não viram o jogo entre a Alemanha e a Holanda e que não tiraram daí as devidas ilações - tal como tinha referido, "Acredito que a Argentina não permita os contra-ataques mortíferos da Alemanha e consiga ganhar o jogo".
Das minhas 5 favorita, apenas duas continuam em prova (acertei a previsão que tinha efectuado no inicio desta thread sobre o Mundial). Depois desta fase, modifico a minha opinião sobre a que será campeã (ordenado da maior para menor probabilidade):  Alemanha e Espanha.

Previsões de apuramento para a final
Quem é que então se qualifica (a minha aposta, embora nesta fase quase todos os jogos merecem uma tripla):

  • Holanda - Uruguai: Armada sul-americana ao fundo. A Holanda estará na final;
  • Alemanha - Espanha: Os meus dois favoritos defrontam-se e acho que o resultado vai pender para a Alemanha. Contudo, se a Espanha não deixar a Alemanha jogar em contra-ataque poderá ter uma palavra a dizer ...

Sem comentários: